sábado, 19 de maio de 2012

Slice of Life! O Odiado? Será?!

Estava navegando na net quando me deparei com o seguinte post do blog "Another Warehouse":  Por que afinal o gênero Slice of Life é tão odiado? - Então decidi dar minha humilde opinião!
Hum ... ??? Odiado? As críticas sobre o slice-of-life são em sua maioria pela pessoas acharem a coisa muito parada. Não tem ninguém soltando poderes ou esfaqueando os outros, nada de robôs gigantes ou naves especiais.

Mas é claro que não teria (usando a lógica: slice-of-life = fatia da vida), pelo amor de Deus: o quê as pessoas que criticam esse gênero esperavam encontrar se não o dia-a-dia dos personagens principais? 

Ultimamente o slice-of-life vem sendo taxado erroneamente como uma fabrica de moe colegiais (vide K-ON! e outros como A-Channel, etc. / Obs.: Quem lê o blog sabe muito bem que K-ON! é meu anime favorito neah?!),  mas isso apenas na cabeça de pessoas com pensamento curto que costumam generalizar as coisas (nunca generalize!). - "Para quê ver uma monte de meninas fofas indo para a escola?" - Pois saiba que o slice-of-life é isso, mas não apenas isso, é isso "também"!!!  

Esse gênero se foca nos afazeres normais do nosso dia junto das pessoas que nos rodeiam, no fato de estar do alí do lado do outro (ou não!), as vezes falando besteiras e fazendo qualquer coisa para passar o tempo, as vezes trabalhando ou estudando. - Aí você pode pensar: "De vida normal eu já tenho a minha, para quê ver mais? Não é?" - Não, não é! - Se você pensa assim, talvez devesse passar a dar mais valor aos pequenos atos, essas coisas que nós fazemos com tanta frequência que nem notamos mais, o modo de agir, falar, sorrir, andar ... são essas coisas que são nossa real personalidade! - Esse é o ponto, cada pessoa tem uma personalidade diferente, uma vida diferente: como os todas as séries slice-of-life poderiam ser iguais? Felizes, tristes, esbordando drama ou moe, até mesmo históricos, todos podem ser slice-of-life.

Nesta temporada mesmo, temos alguns bons representantes deste seguimento: O que falar de séries como o maravilhoso "Sakamichi no Apollon" ou "Natsuiro Kiseki", "Kimi to Boku 2", "Saki: Ashiga-hen", "Yurumates 3d" , etc ??? O que todas tem em comum? O slice-of life, e nem por isso são iguais! 

Bom, não estou falando isso para criar uma discussão, mas também não estou falando simplesmente por falar! Não estou dizendo que todos são obrigados a gostar do slice-of-life, afinal cada um tem seu gênero favorito, é o seu gosto, e não precisa ter motivo para gostar de uma coisa, apenas se gosta e pronto! - Porém, gostar de uma coisa não a torna melhor ou pior que outras (muitas pessoas tem esquecido disso e colocado a boca no trombone como se fossem a voz da razão) ... E se essas pessoas que criticam tanto, "realmente" dessem uma chance para esse gênero? Claro que se for assistir achando que vai ser ruim, não tem uma alma que a faça mudar de opinião. Mas abra a mente, talvez você possa ter uma boa surpresa. ;)

6 comentários:

  1. Saudações


    Faz algum tempo que publiquei um texto sobre este gênero em meu blog:
    http://netoi.blogspot.com/2011/11/o-genero-slice-of-life-entenda-o-para.html

    Para mim, o slice-of-life é um gênero que chega à ser distorcido por algumas pessoas, justamente em razão do mesmo ser mais "parado" e muito direcionado à normalidade do dia a dia (em muitas de suas obras).

    Ponderar é preciso e justo. Nisso concordo contigo, NinhaPaz.



    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim Carlírio, esse seu post sobre Slice-of-Life, eu li ele um tempo atrás! ;)

      Excluir
  2. Sinceramente, o Slice-of-life é o meu tema favorito
    Tem um ou outro que não são bons (por exemplo, eu não gostei de Natsuiro Kiseki)
    Eu concordo com a sua opinião, NinhaPaz

    ResponderExcluir
  3. Tenho que concordar com o que o Carlírio disse sobre ser um gênero muito distorcido e etc..

    Mas eu acho que isso, acima de tudo, não é nem por questões de bom senso, e sim, por gosto pessoal mesmo!

    Até porque Alguém que prefere ver "super poderes e pessoas esfaqueando outras", nunca iriam gostar de um slice-of-life em comparação com um Anime de Ação ou Horror.
    .. É o mesmo que tentar entender porque pessoas gostam de Funk e não de Música clássica! =\


    Um ótimo exemplo são os dois, que pra mim, são os melhores animes dessa temporada.
    Sakamichi no Apollon e Fate/Zero

    Se eu tivesse que escolher entre um desses pra ser "o melhor", com toda a certeza seria: Sakamichi no Apollon

    Por nada além do Realismo!


    Mas Enfim.. como eu disse antes, isso é uma questão totalmente de gosto pessoal. Então, não se tem muito a discutir! x)




    [Perdão por não comentar por aqui ah um tempo Ninha! x.x .. As coisas estavam meio corridas ultimamente. Mas isso é detalhe.

    Queria só dizer que eu sinto falta dos seus comentários semanais sobre a temporada! G_G
    .. Ainda mais, com uma temporada tão recheada como essa! x)]

    Kissus! =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o ponto,e é justamente isso que eu quis dizer. As pessoas vão assistir um slice-of-life esperando grandes acontecimentos e quando terminam se decepcionando por não ter escolhido o que lhe convém, ficam falando mal ... Acho que cada um tem seu gênero favorito, e não devia esculhambar os outros só porque não é do seu gosto.

      Ah! Entendo, as coisas tbm andam corridas para mim, e é justamente por isso que não tenho feito os comentários aleatórios! Mas assim que der, volto a falas minhas besteiras de novo! rsrs!

      Até mais Lelou-kun! ;)

      Excluir

"Hazukashii Serifu Kinshi!" ~
"Comentários Embaraçosos Estão Proibidos!"
[Aika S. Granzchesta - Aria Series]

Educação não se limita ao dia a dia apenas com as pessoas que nós conhecemos, na internet também se deve ter cuidado!

Serão apagados todos os comentários considerados pejorativos ou irrelevantes. Então comportem-se crianças e os crescidinhos também!